Conjunto construído no início do século XVIII. Compreende colégio, capela e serviços de captação de água proveniente da encosta. O edifício se desenvolve em torno de um pátio em dois pavimentos. A pintura do teto é de autoria de José Teófilo de Jesus (1826) e é alusiva à Anunciação da Virgem. Além de muitas outras obras de arte, o Conjunto possui trabalho de talha neoclássica e mobiliário de jacarandá do século XIX, no salão nobre.

A Casa Pia e o Colégio dos Órfãos de São Joaquim, em Salvador, ex-Noviciado da Anunciada da Jequitaia (1704), está localizada na parte baixa de Salvador, no sopé da Montanha.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim
Localização: Av. Jequitaia, 375 – Água de Meninos – Salvador-BA
Número do Processo: 81-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 03/1941
Livro do Tombo Belas Artes: Inscrito em 03/1941
Descrição: A Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, ex-Noviciado da Anunciada da Jequitaia (1704), está localizada na parte baixa de Salvador, no sopé da Montanha, à margem da avenida que leva à península de Itapagipe. Por ocasião da fundação do Noviciado da Jequitaia, o mar chegava até sua frente e a ligação com a Cidade se fazia por barco. Por força de sucessivos aterros o Monumento está hoje afastado do mar, tendo à sua frente uma pequena praça. Esta parte do Conjunto compreende Colégio, Capela e instalações de captação de água da encosta, transformadas em banheiro do Orfanato no século XIX.
Fonte: Monumenta.
Site: https://www.ipatrimonio.org/salvador-casa-pia/#!/map=38329&loc=-12.949610999999997,-38.500347,17