Integrantes de 45 delegações internacionais desembarcam na Bahia, neste fim de semana, para a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, que reúne as maiores economias do mundo. Cerca de 200 autoridades devem participar do encontro, que envolve agenda técnica e programação turística e cultural, com o apoio do Governo do Estado, movimentando a cadeia econômica da capital baiana.
Os visitantes terão receptivo especial da Secretaria de Turismo (Setur-BA), no aeroporto de Salvador, com baianas típicas, distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim e rodas de capoeira e maculelê, além de informações turísticas. Durante a reunião do Grupo de Trabalho, que acontece de segunda a quarta-feira (27 a 29), no Centro de Convenções da Boca do Rio, estarão em pauta ações relacionadas à Agenda 2023 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, plano global adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a melhoria da qualidade de vida no planeta.
A abertura do encontro será precedida por uma apresentação afro-baiana, com a “Dança dos Orixás”, promovida pela Setur-BA. No local, o governo estadual terá um espaço institucional, onde serão divulgadas as 13 zonas turísticas baianas, com exibição de vídeos e distribuição de material informativo. Serão apresentados, ainda, programas e produtos relacionados ao tema central da reunião do G20, desenvolvidos por diversas secretarias estaduais.
Na quarta-feira (29), representantes das delegações participam de um city tour, organizado pelo governo baiano. Eles serão conduzidos por historiadores e guias de turismo, para conhecer os principais atrativos da primeira capital do Brasil.
“Sediar um evento deste porte envolve toda a cadeia do turismo, gerando emprego e renda para os baianos. Temos uma grande oportunidade de apresentar nossa cultura, patrimônio e riquezas naturais, além do trabalho que o Governo da Bahia vem realizando para o desenvolvimento social e econômico do estado”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Fonte: Ascom/Setur-BA